segunda-feira, 27 de julho de 2009

Alerta vermelho para Paulo Bento


João Nuno Coelho – Football Ideas

Os resultados obtidos pelo Sporting na pré-época foram os piores da era Paulo Bento. Facto ainda mais preocupante porque a terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões está à porta.

Paulo Bento aceitou o desafio de nada mudar, acreditando que essa é a melhor forma de melhorar. Mas corre o risco de ser vítima da sua teimosia. As próximas semanas serão muito quentes para os lados de Alvalade. E o calor irá apertar especialmente no gabinete do treinador leonino: os holofotes da Liga dos Campeões farão aumentar a temperatura, na primeira temporada em que, além da três pré-eliminatórias, existe ainda um play-off final de apuramento para a fase de grupos.

Falhar a entrada no palco principal da liga milionária seria um duro percalço para os leões. Até porque os responsáveis do clube têm muitas vezes defendido que é mais importante ser segundo classificado no Campeonato, por causa da participação na Liga dos Campeões e consequentes proveitos financeiros, do que ganhar um título no meio de vários terceiros lugares.

Ora Paulo Bento, que leva quatro segundos lugares no campeonato em quatro temporadas de Sporting, representa exactamente a ideia de continuidade de um projecto, de manutenção da aposta num determinado modelo de clube. Um projecto assente num muito apregoado equilíbrio entre competitividade desportiva e sustentabilidade económica.

Ironicamente, o treinador leonino, um dos poucos que por essa Europa fora entram na sua quinta época consecutiva no mesmo clube (ver infografia na página seguinte), pode muito bem ser a grande vítima desta opção: os investimentos na equipa principal foram muito reduzidos (para já apenas uma contratação, a de Matias Fernandez), o conjunto apresenta carências óbvias em todos os sectores e a paciência dos adeptos já deu mostras de estar a desaparecer.

Como “grande” do nosso futebol, com milhões de adeptos em todo o país, a grandeza do Sporting não se pode limitar a um “estado de alma”, à nobreza de espírito ou a uma excelente academia de futebol juvenil. Precisa de se traduzir em conquistas desportivas, ainda mais em tempos em que o sucesso se tornou o valor mais importante e em que ser segundo equivale a ser o primeiro dos últimos.

Por tudo isto o duplo confronto com os holandeses do Twente, a iniciar já na próxima terça-feira, em Alvalade, ganha contornos de dramatismo. Principalmente para Paulo Bento, que continua a manifestar confiança absoluta na estrutura e modelo de jogo que vem construindo no Sporting, insistindo nas mesmas fórmulas e jogadores.

O problema é que os jogos até agora realizados mostraram um Sporting frágil, acusando grandes limitações, principalmente ao nível da criatividade e poder ofensivo. O novo “10”, Matias Fernandez, revela bons pormenores mas muita falta de ritmo; o meio-campo sofre da ausência do lesionado Izmailov, tornando-se demasiado previsível e lento; o ataque vive apenas de Liedson, apesar de Postiga estar em bom momento.

Mas o pior de tudo é mesmo a noção de que este plantel é demasiado curto para enfrentar as exigências de uma temporada longa (ainda mais dada a participação nesta fase da Liga dos Campeões), perante rivais que apresentam conjuntos com diversas alternativas válidas para cada posição do terreno. Esta fragilidade é particularmente evidente no ataque, onde existem apenas três jogadores (Liedson, Postiga e Yannick) para dois lugares. Nesse sentido, a chegada por empréstimo do jovem avançado equatoriano Felipe Caicedo (ex-Manchester City) pode ser uma boa notícia para Paulo Bento. E ainda mais se vier a tempo de enfrentar o Twente, que foi segundo classificado do campeonato holandês à frente dos históricos Ajax, PSV e Feyenoord.

Quadro 1: os jogos de pré-temporada do Sporting

Jogos

Resultado

Data e Local

Atlético do Cacém

v. 2-0

4/7 - Alcochete

Nottingham Forest

d. 0-1

11/7 - Albufeira

Feyenoord

d. 1-2

18/7 - Alvalade

V. Guimarães

e. 2-2

21/7 – Guimarães

Quadro 2: os jogos de pré-temporada do Twente

Jogos

Resultado

Data e Local

Shalke04

e. 0-0

4/7 - Gelsenkichen

Borussia M’gladbach

v. 2-0

14/7 - Monchengladbach

Swansea

d. 1-3

18/7 - Swansea

Braga

v. 1-0

21/7 - Braga


Sem comentários:

Enviar um comentário